As nozes podem melhorar a sua saúde do cólon

09-10-2019

O consumo de nozes pode mudar a composição bacteriana do intestino induzindo a extinção do câncer do cólon, segundo recente relatório de pesquisadores.

As frutas oleaginosas como um todo (assim como as leguminosas) são muito benéficas para nossa digestão, cérebro e sistema nervoso central, assim como para nossa microbiota. Ao longo do curso iremos falar um pouco de todas... Portanto, não se preocupe que não temos nozes portuguesas, mas temos as variedades pecã e macadâmia, além de girassol, gergelins, amendoins, castanhas do pará, caju e baru.

Uma equipe de pesquisadores descobriu que ratos que consomem entre 7 a 10,5% do total de calorias em nozes, desenvolvem menos câncer do cólon. O efeito resulta mais pronunciado em ratos machos, os quais apresentaram 2,3 vezes menos tumores quando alimentados com nozes como parte de uma dieta semelhante à uma dieta americana típica, o que equivale a uma alimentação humana de cerca de 28,3g de nozes/dia.

Pense que ao serem previamente hidratadas e germinadas podemos pensar no dobro desta quantidade, porque já estarão isentas de antinutricionais e muito mais fáceis de digerir, dividida em 3-4 refeições ou lanches... O primeiro deles no suco verde que tomamos pela manhã em jejum, geralmente com girassol ou linhaça germinada.

"Os nossos resultados mostraram pela primeira vez que o consumo de nozes pode reduzir o desenvolvimento de tumores do cólon," disse o líder do estudo Dr. Daniel W. Rosenberg de University of Connecticut Health (departamento de saúde). "Existem evidências de que comer nozes pode oferecer uma variedade de benefícios relacionados a problemas de saúde como o câncer. Este estudo mostra que as nozes podem também atuar como um excelente pré-biótico para tornar o cólon saudável, que por sua vez oferece proteção contra os tumores do cólon".

As nozes contêm compostos conhecidos por serem importantes desde um ponto de vista nutricional. As nozes têm a maior quantidade de ácidos graxos poli-insaturados de todos os frutos secos comumente consumidos, assim como boa proporção de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, além de altos níveis de uma forma de vitamina E com propriedades anticancerígenas.

Não obstante, as nozes não são apenas a soma dos seus componentes químicos e sim um alimento completo, eficiente contra o câncer de cólon, o terceiro tipo de câncer mais comum no mundo.

Outros estudos têm mostrado que as nozes têm a promessa de afastar doenças relacionadas à dieta e ao estilo de vida, incluindo doenças do coração, diabetes e desordens neurológicas.

O Dr. Rosenberg, um pesquisador do câncer e professor de medicina da UConn Health e o Dr. Masako Nakanishi, um pesquisador associado do Center for Molecular Medicine desta mesma universidade testaram as características das nozes para a prevenção do câncer em ratos alimentados com duas dietas diferentes.

Um grupo de ratos foi alimentado com uma ração padrão de laboratório, enquanto outro grupo recebeu uma ração típica do perfil nutricional da dieta americana, porém suplementados com nozes.

Curiosamente, o grupo dos ratinhos macho alimentados com a dieta ocidental fortificada com 10,5% de nozes mostrou a maior diminuição dos tumores de cólon, em comparação com os ratos que não foram alimentados com nozes.

Para descobrir por que as nozes foram benéficas, a equipe de UConn Health trabalhou junto ao Dr. George Weinstock e colegas do The Jackson Laboratory. O laboratório do Dr. Weinstock tomou amostras de fezes dos ratos e analisou o tipo de bactérias que vivem em seus aparelhos digestivos. Eles descobriram que o consumo de nozes tende a proporcionar uma microbiota potencialmente protetora do câncer. Não está claro exatamente como isso funciona, mas existem algumas pistas.

Por exemplo, estudos anteriores mostraram que algumas bactérias do intestino ao fermentar as fibras das nozes as transformam em compostos com propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir a iniciação de um tumor. A análise da microbiota também mostrou diferenças interessantes entre machos e fêmeas. Os machos alimentados com dietas sem nozes tenderam a ter uma flora intestinal menos diversa do que as fêmeas. Adicionando nozes para a dieta dos ratos machos suas microbiotas se tornaram semelhantes àquelas dos ratos fêmeas, que receberam qualquer tipo de dieta. Os estudos continuam para tentar determinar se esta alteração contribui para a proteção observada em ratos machos.

Devido a que os estudos foram feitos apenas em ratos, serão necessários novos testes em seres humanos antes que as nozes possam ser inequivocamente recomendadas como um agente de prevenção do câncer. O grupo do Dr. Rosenberg está trabalhando com um nutricionista para colher dados de pacientes de colonoscopia e suas dietas, como parte de um estudo de longo prazo em seres humanos.

No entanto, o Dr. Rosenberg não está esperando a palavra final. Mesmo agora, ele diz: "Eu tento comer nozes todos os dias."

Ele acrescenta: "Estamos entusiasmados com os estudos futuros, onde estaremos olhando padrões de consumo alimentar para ver como estes resultados se aplicam aos seres humanos."

Share
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora